Páginas

domingo, 4 de novembro de 2012

Bullying: Assunto para a Igreja sim...

             Durante o mês de novembro nós vamos trabalhar a questão do Bullying na igreja. Segue um artigo que li e adaptei para a realidade do trabalho que queremos desenvolver. Espero que ajude e que uma grande obra seja feita na vida de nossos pequeninos.

“E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e ás boas obras.”
(Hebreus 10:2)

Que situação complicada que estamos vivendo nas escolas, bairros e até na igreja. Antigamente, me lembro bem, havia esta história de chatear os outros salientando os “defeitos”. Eu por exemplo já fui chamada de esquisita, magrela, zombavam de mim por ser baixinha e depois que me converti, aos 15 anos, passaram a excluir-me das atividades da escola por ser “crente”, e “crente” não podia nada. Era constrangedor, mas não fiquei nem um pouco traumatizada por isso, pelo contrário, conseguia contornar muito bem a situação, pois em Jesus e na igreja encontrei o meu refúgio, e um lugar onde sabia que as pessoas me amavam em Cristo do jeito que eu era.

Acho que todos, algum dia, já passaram por esta situação. O maior problema hoje é que o que acontecia no passado como uma malvada brincadeira tornou-se coisa séria com a ajuda da internet e com a propagação da violência. Diante disso como nós, Igreja de Cristo, devemos nos comportar frente a um tema tão relevante que tem sido discutido em escolas e mídias? E principalmente, o que nós devemos fazer para que a exclusão não se estenda para dentro da casa de Deus?

O nome mudou, agora é bullying, se tornou mais violento ultrapassou a brincadeira de criança, atingindo a juventude, tornando-se uma arma racista e preconceituosa. Como ensinar a nossas crianças a não praticar o bullying e como devem se comportar se estiverem sofrendo este tipo de violência?

Devemos tratar este assunto com muita firmeza e não podemos nos esquivar de por em pauta nas nossas aulas da Escolinha. Não podemos esperar que venha uma matéria especial sobre o bullying para falar sobre ele, mas precisamos abrir brechas nas nossas lições e introduzir este assunto tão relevante e necessário.

A palavra de Deus nos mostra que nos tempos bíblicos já existia esta forma de violência. Pessoas eram desprezadas por terem defeitos físicos ou por sua classe social. Além disso, vemos o caso de José que era chamado de sonhador com tom de deboche pelos seus irmãos e era desprezado pelos mesmos.

Sabemos que existem fatores que desencadeiam este tipo de violência. No caso de José foi o ciúme de seus irmãos causado por demonstrações excessivas de amor de seu pai para com José. Nós precisamos tocar neste assunto, saber mais o porquê de tanta violência e falar para as nossas crianças como elas poderão se livrar ou não de fazer parte delas. Nós estamos lidando com crianças que ficam a maior parte da semana nas escolas onde infelizmente o bullying faz parte da rotina diária delas.

Fale sobre o amor de Deus, o amor ao próximo. Não importa o tamanho das crianças, fale de acordo com sua faixa etária, mas não deixe de falar.

Então? Está disposto a cumprir essa missão dada por Jesus? Vamos levar nossas crianças a pensarem no próximo, a saberem como agir diante de situações violentas e o principal, a viverem o verdadeiro amor de Cristo.

Com Amor... 


0 comentários:

Postar um comentário